Criar um layout de e-mail marketing não é apenas uma decisão estética, mas também um fator importante para o sucesso de sua campanha. No e-mail marketing, o visual é tão importante quanto em qualquer outra mídia adotada pela sua empresa. Ter os elementos bem posicionados e harmoniosos ajudam a segurar a atenção do leitor, aumentando a eficiência desse meio de comunicação.
Quem é do ramo sabe que o e-mail marketing é um fenômeno. Ele sobrevive aos avanços da tecnologia e continua a ser uma das técnicas de marketing digital mais eficientes na geração de engajamento e conversão.
Portanto podemos dizer com convicção que o e-mail marketing está mais vivo do que nunca. Ele é um meio eficiente para coletar informações sobre seus contatos e manter um canal de comunicação aberto com os seus clientes. Algumas práticas recomendadas devem ser observadas para garantir o sucesso em suas campanhas digitais, como o uso de um layout de e-mail marketing.
1 – Entenda a importância e praticidade do uso de um layout
Mas o que é um layout de e-mail marketing? São basicamente modelos práticos que permitem editar imagens e texto. Isso é realmente útil para campanhas de e-mail marketing e boletins informativos. A estrutura permanece a mesma, apenas o conteúdo é alterado.
O uso de um layout impecável é, portanto, a chave para criar influência e promover conteúdo de qualidade bem direcionado aos interesses e necessidades de seus clientes.
2 – Conheça os elementos básicos de um layout de e-mail marketing
O layout selecionado deve estar bem alinhado com os objetivos que a empresa definiu, seguindo suas diretrizes de estilo. Um dos aspectos mais importantes do uso de um layout de e-mail marketing é garantir que você adicione sua marca e sua identidade às mensagens enviadas, além de outros elementos listados abaixo.
Os elementos que não podem faltar:
- adicione o logotipo da empresa
- personalize suas cores
- use um esquema de fontes
- observe a proporção texto x imagens
- inclua links relevantes e chamadas para ação (CTAs)
Outro elemento importante que requer um pouco mais de detalhes é a definição “Above the Fold” – termo em inglês que significa “acima da dobra”. Tudo aquilo que o usuário vê logo que abre um email (ou mesmo uma página de website) é considerado acima da dobra. E é esse conteúdo que deve ser o mais importante para que a atenção seja capturada logo ao abrir o e-mail.
Os layouts de e-mail tornam-se extremamente atraentes quando personalizados e adaptados para que sua empresa tenha uma identidade única em relação ao design e ao conteúdo. Em outras palavras, o uso correto do e-mail fará com que ele se destaque dos demais, ou melhor, que o seu e-mail seja a mensagem certa para atingir o objetivo da empresa.
3 – Evite esses erros comuns
Existem alguns erros muito comuns em e-mail marketing que podem arruinar sua estratégia. Veja como você pode evitar alguns deles abaixo.
Usar apenas uma imagem – Usar apenas uma imagem deixa sua campanha de e-mail com apenas informações escassas. As fotos podem ser vitais para criar conexão com o cliente, mas é importante que você use imagens de boa qualidade que estejam dentro do contexto.
Não definir um objetivo – Todo modelo precisa ter um motivo muito claro. Lembre-se de que o objetivo é sempre levar o cliente para a próxima etapa da jornada do comprador. Além disso, manter o foco no fornecimento de valor para o cliente é crucial. Em outras palavras, o conteúdo deve criar interesse e estar alinhado com o objetivo da campanha ao mesmo tempo.
Ficar trocando de layout – Você pode ficar tentado a mudar seus modelos. Não há nada para impedir você de fazer isso, mas é importante que essas alterações sejam feitas com muito cuidado. As alterações devem ser feitas apenas para melhorar ainda mais os bons resultados.
Portanto, se você estiver satisfeito com os resultados, é essencial manter a identidade do seu e-mail. Uma forte identidade visual significa que suas mensagens são instantaneamente reconhecidas.
4 – Use modelos responsivos
Tenha em mente que os usuários que preferem ou precisam abrir e-mails no celular também devem ser considerados nas suas campanhas de e-mail marketing. Sendo assim fica clara a importância de fornecer uma boa experiência ao usuário móvel. Se um consumidor recebe uma campanha de e-mail marketing não consegue ver todas as informações, quando recebe outra mensagem, provavelmente não a abrirá.
Portanto, se você deseja estabelecer uma boa comunicação com seu público-alvo, é bom apostar em campanhas de e-mail marketing responsivas. A versão responsiva da sua campanha deve ter uma estrutura simples, pouco texto, imagens otimizadas, um CTA bem visível e a quantidade de links não deve ser excessiva.
Vale destacar a importância da visualização do CTA não estar comprometida pois todas as campanhas de e-mail marketing têm um objetivo – aumentar visitas, anunciar produtos, anunciar promoções etc. – traduzido na forma de um CTA (call to action) em sua mensagem. Ou seja, para obter os resultados esperados, esse é um dos elementos mais essenciais.
Lembre-se que, quando acessados por smartphones, os CTAs serão acionados pelos dedos e não por um mouse. A Apple, por exemplo, recomenda que os ícones tenham o tamanho de 44pt x 44pt para um toque natural. Outra recomendação é deixar um espaço vazio ao redor dos botões, para impedir que o usuário clique nos links incorretos.
Considerando a grande diversidade de dispositivos móveis (celulares e tabletes) e as diversas especificações técnicas exigidas pelo e-mail marketing responsivo, uma ótima maneira de otimizar seu conteúdo é usar modelos de ferramentas de automação como o E-goi.
O E-goi é uma empresa com uma equipe de designers e programadores que fazem a maior parte do trabalho, criando coleções de modelos adequados para qualquer dispositivo, facilitando assim o seu acionamento do marketing de e-mail responsivo. Se você preferir criar modelos internamente, também temos dicas.
Agora que você sabe mais sobre layout de e-mail marketing, é hora de começar o trabalho! O e-mail marketing é absolutamente essencial para sua estratégia online. Para ter sucesso nesse tipo de ação, lembre-se de garantir que suas campanhas de e-mail estejam sempre alinhadas com seus objetivos. Se precisar de ajuda é só chamar!